As praias de Itanhaém

13/04/2021 00:08

Conhecer as praias de Itanhaém não estava no meu roteiro inicial. Porém, com um dia vago durante a minha viagem a Peruíbe decidi visitar a cidade – que se encontra a aproximadamente 25 quilômetros da sua vizinha.

Não me arrependi deste passeio bate-volta. Aliás, as praias de Itanhaém me surpreenderam positivamente. Portanto, na minha opinião, vale a pena, sim, conhecê-las.

Ainda assim, para que você não se decepcione durante a viagem, é preciso ter em mente o que você encontrará em cada pedaço de areia. Isso porque, nem todas as praias agradarão todo perfil de viajante.

E, para que você consiga se organizar adequadamente e aproveite ao máximo os seus dias de descanso, neste texto eu te contarei como são as melhores praias de Itanhém.

1- Praia de Itanhaém (Praião)

A Praia de Itanhaém, também conhecida como Praião, é a principal praia da cidade e, na minha opinião, a menos bonita.

Com pouco mais de 11 quilômetros de extensão, essa é a praia que começa onde o Rio Itanhaém deságua, e vai até o município de Mongaguá.

Por ser tão comprida, a Praia de Itanhaém vai ganhando subnomes diferentes, de acordo com o bairro em que ela está banhando. Há, por exemplo, o trecho do centro, da vizinhança de Suarão, Verde-Mar e outros tantos.

No pedaço do centro ao Suarão, que foi a parte que percorri, você encontrará uma orla agradável e com quiosques na areia. Portanto, é uma boa praia para os forasteiros que gostam de comodidades de frente para o mar.

Além disso, por estar próxima ao centro da cidade, é onde você também encontrará mais restaurantes e comércios em geral, seja para almoçar, ou para bater-perna depois que guardar a canga.

2- Boca da Barra

O canto direito da Praia de Itanhaém, no local onde o Rio Itanhaém deságua no mar, é conhecido como Boca da Barra. E, para mim, esse é um dos lugares mais agradáveis dentre as praias de Itanhaém.

É bem verdade que essa área costuma estar sempre cheia, mas, ainda assim, o visual é bastante bonito.

Diferente do restante da orla, na Boca da Barra não há quiosques. No entanto, isso não chega a ser um grande problema, pois você estará literalmente ao lado do centro da cidade.

Por fim, na hora de se divertir na água, atenção: apesar de não ter as ondas típicas do mar, fique esperto com as mudanças das correntezas na água do rio.

3- Praia da Saudade

Na margem esquerda do Rio Itanhaém, vizinha da Praia de Itanhaém, se encontra a Boca da Barra. E, em um trecho do outro lado, se encontra a pequena e tranquila Praia da Saudade.

Sem nenhuma estrutura para os viajantes, esse pedaço de areia é para quem está em busca de sossego e quer um canto – quase – deserto, mesmo próximo da área central.

Situada aos pés do Morro do Sapucaitava, para chegar à Praia da Saudade é preciso fazer uma trilha curtinha, com entrada na Rua Sebastião das Dores.

Para curtir essa praia de Itanhaém deixo a mesma dica sobre a Boca da Barra: cuidado ao entrar na água por causa das mudanças na correnteza do rio. A variação da maré pode mudar rapidamente e tornar um lugar, que antes estava raso, em um local fundo.

4- Praia dos Pescadores

Para mim, uma das mais lindas praias de Itanhaém é a Praia dos Pescadores.

Com ares menos urbano e ambiente familiar, esse é um ótimo lugar para passar um dia à toa de frente para o mar. E o melhor: fica pertinho do centro.

Apesar de não ter a estrutura da Praia de Itanhaém, você encontrará algumas barracas que garantem petiscos, bebida gelada, cadeiras e guarda-sol.

O canto esquerdo da praia possui ondas mais fortes, e, por esse motivo, é bastante ocupada pelos surfistas de plantão. Do outro lado, no canto direito, o mar é mais manso e ideal para os banhistas.

Além disso, no canto direito você também encontrará uma escultura que faz referência à novela “Mulheres de Areia”. Afinal, a versão original da novela, gravada na década de 70, teve como cenário as praias de Itanhaém.

5- Praia dos Sonhos

Ao lado da Praia dos Pescadores está outra bela praia de Itanhaém: a Praia dos Sonhos.

Ao contrário da sua vizinha, a Praia dos Sonhos é mais urbana, com uma orla ok e prédios na avenida paralela à areia. Ainda assim, forma um belo cenário.

Aliás, nos rochedos que ficam no canto direito da praia você terá uma bela vista panorâmica da região. E, caminhando sobre as rochas, pode chegar à minúscula Praia das Conchas.

A Praia dos Sonhos tem faixa de areia espaçosa, plana, e ostenta um mar calminho, sendo um bom lugar para famílias com crianças.

Além disso, a Praia dos Sonhos é um dos melhores bairros para ficar em Itanhém. Isso porque, além do fácil acesso para vários cantos da cidade, a vizinhança oferece acomodações com bom custo-benefício.

6- Praia das Conchas

Apesar de estar nesta lista de melhores praias de Itanhaém, a Praia das Conchas não fará falta se ficar fora do seu roteiro de viagem.

A questão é que, embora o visual desta praia seja bonito, ela é apenas isso – um local para ver.

Ainda assim, como está situada a uma curta caminhada de distância através dos rochedos da Praia dos Sonhos, você pode ir até lá para tirar suas próprias conclusões e algumas fotos.

7- Praia Cibratel

Assim como a praia central da cidade, Cibratel é uma das mais movimentadas praias de Itanhaém. Inclusive, essa região tem muitas semelhanças com a Praia de Itanhaém – a primeira indicada deste texto.

Sua faixa de areia é super extensa, e também pode ganhar diferentes nomes de acordo com o bairro em que estiver. Em todo caso, saiba que os trechos mais populares são o Cibratel I e Cibratel II.

Além de quiosques na areia, você encontrará na Praia Cibratel uma boa oferta de lugares para se hospedar. Há desde hostels com quartos compartilhados, a pousadas românticas para casais e apartamentos espaços para famílias.

Para mim, o cenário mais bonito desta praia é no seu inicio, no canto esquerdo, em Cibratel I, onde está o Pocinho de Anchieta.

Apesar de não ter sido a minha praia favorita, é um bom lugar para passar o dia – principalmente para os viajantes que fazem questão das comodidades que só um quiosque é capaz de oferecer.



Voltar