As praias de Itanhaém

13/04/2021 00:08

Visitar as praias de Itanhaém não esta no seu roteiro inicial?

DEVERIA! :)

Afinal, quem não quer conhecer belas praias, um maravilhoso rio na Mata Atlântica e todas as belezas naturais que uma cidade tem a oferecer? Além disso, somos a 2ª cidade mais antiga do Brasil (a 1ª cidade mais antiga continua sendo São Vicente rs)!


Para ajudar a planejar o seu roteiro, vamos falar um pouco sobre as praias, e todas são MUITO próximas do Namoa Pollastrini Hotel.

Aqui, as praias oferecem diversão para todo tipo de turista! Como por exemplo, a praia do Cibratel, para famílias e casais que buscam uma praia tranquila no litoral paulista para relaxar.

Já as praias do Sonho e do Centro, oferecem diversidade de restaurantes, atrativos turísticos, aulas de surfe, e agitação para quem busca uma praia mais movimentada.

E ainda temos as praias fluviais que Itanhaém oferece no seu extenso Rio Negro, que entra na Mata Atlântica paulista!

São praias PERFEITAS não é?! Então vamos lá!

1- Praia de Itanhaém (Praião)

A Praia de Itanhaém, conhecida como Praião, é a principal praia da cidade e, a praia que mais tem vida durante o dia todo, pois mesmo após o entardecer, as quadras poliesportivas continuam com o agito dos apaixonados por esporte e os restaurantes continuam abertos até o final da noite.

Com pouco mais de 11 quilômetros de extensão, essa é a praia que começa onde o Rio Itanhaém deságua, e vai até o município de Mongaguá.

Por ser tão comprida, a Praia de Itanhaém vai ganhando subnomes diferentes, de acordo com o bairro em que ela está banhando. Há, por exemplo, o trecho do centro, da vizinhança de Suarão, Verde-Mar e outros tantos.

No pedaço do centro ao Suarão, você encontrará uma orla agradável e com quiosques na areia. Com muito menos agito do que a parte do centro. Portanto, é uma boa praia para os forasteiros que gostam de comodidades de frente para o mar e também de tranquilidade.

2- Boca da Barra

O canto direito da Praia de Itanhaém, no local onde o Rio Itanhaém deságua no mar, é conhecido como Boca da Barra. E, esse é o local com a vista mais bonita do litoral de São Paulo, estando entre o lugar mais agradáveis dentre as praias de Itanhaém.

É bem verdade que essa área costuma estar sempre cheia, mas, ainda assim, o visual é bastante bonito.

Diferente do restante da orla, na Boca da Barra não há quiosques. No entanto, isso não chega a ser um grande problema, pois você estará literalmente ao lado do centro da cidade.

Por fim, na hora de se divertir na água, atenção: apesar de não ter as ondas típicas do mar, fique esperto com as mudanças das correntezas na água do rio são muito perigosas e não é recomendado a prática de banho nas águas do Rio Itanhaém.

3- Praia da Saudade

Na margem esquerda do Rio Itanhaém, vizinha da Praia de Itanhaém, se encontra a Boca da Barra. E, em um trecho do outro lado, se encontra a pequena e tranquila Praia da Saudade.

Sem nenhuma estrutura para os viajantes, esse pedaço de areia é para quem está em busca de sossego e quer um canto – quase – deserto, mesmo próximo da área central.

Situada aos pés do Morro do Sapucaitava, para chegar à Praia da Saudade é preciso fazer uma trilha curtinha, com entrada na Rua Sebastião das Dores.

Para curtir essa praia de Itanhaém deixo a mesma dica sobre a Boca da Barra: cuidado ao entrar na água por causa das mudanças na correnteza do rio. 

4- Praia dos Pescadores

Uma das mais lindas praias de Itanhaém é a Praia dos Pescadores.

Com ares menos urbano e ambiente familiar, esse é um ótimo lugar para passar um dia à toa de frente para o mar. E o melhor: fica pertinho do centro.

Apesar de não ter a estrutura da Praia de Itanhaém, você encontrará algumas barracas que garantem petiscos, bebida gelada, cadeiras e guarda-sol. Além de contar com o restaurante mais tradicional da cidade de frutos do mar: Tia Lena

O canto esquerdo da praia possui ondas mais fortes, e, por esse motivo, é bastante ocupada pelos surfistas de plantão. Do outro lado, no canto direito, o mar é mais manso e ideal para os banhistas.

Nessa praia que acontecem os campeonatos de surfe ocasionalmente.

Além disso, no canto direito você também encontrará uma escultura que faz referência à novela “Mulheres de Areia”. Afinal, a versão original da novela, gravada na década de 70, teve como cenário as praias de Itanhaém.

5- Praia dos Sonhos

Ao lado da Praia dos Pescadores está outra praia de Itanhaém: a Praia dos Sonhos.

Ao contrário da sua vizinha, a Praia dos Sonhos é mais urbana, com uma orla que tem pista de caminhada e para bicicletas, e prédios na avenida paralela à areia. Ainda assim, forma um belo cenário.

Aliás, nos rochedos que ficam no canto direito da praia você terá uma bela vista panorâmica da região. E, caminhando sobre as rochas, pode chegar à minúscula Praia das Conchas.

A Praia dos Sonhos tem faixa de areia espaçosa, plana, e ostenta um mar calminho, sendo um bom lugar para famílias com crianças.

Além disso, a Praia dos Sonhos é um dos melhores bairros para ficar em Itanhém. Isso porque, além do fácil acesso para vários cantos da cidade, a vizinhança oferece acomodações com bom custo-benefício.

6- Praia das Conchas

Apesar de estar nesta lista de melhores praias de Itanhaém, a Praia das Conchas não fará falta se ficar fora do seu roteiro de viagem.

A questão é que, embora o visual desta praia seja bonito, ela é apenas isso – um local para ver.

Ainda assim, como está situada a uma curta caminhada de distância através dos rochedos da Praia dos Sonhos, você pode ir até lá para tirar suas próprias conclusões e algumas fotos.

7- Praia Cibratel

Assim como a praia central da cidade, Cibratel é uma das mais movimentadas praias de Itanhaém. Inclusive, essa região tem muitas semelhanças com a Praia de Itanhaém – a primeira indicada deste texto.

Sua faixa de areia é super extensa, e também pode ganhar diferentes nomes de acordo com o bairro em que estiver. Em todo caso, saiba que os trechos mais populares são o Cibratel I e Cibratel II.

Além de quiosques na areia, você encontrará na Praia Cibratel uma boa oferta de lugares para se hospedar. Há desde hostels com quartos compartilhados, a pousadas românticas para casais e apartamentos espaços para famílias.

Para mim, o cenário mais bonito desta praia é no seu inicio, no canto esquerdo, em Cibratel I, onde está o Pocinho de Anchieta.

Apesar de não ter sido a minha praia favorita, é um bom lugar para passar o dia – principalmente para os viajantes que fazem questão das comodidades que só um quiosque é capaz de oferecer.


Enfim, todas as praias da cidade são perfeitas para famílias, casais, amigos, colegas! 

Aproveite ainda mais se hospedando conosco no Namoa Pollastrini Hotel, pois o acesso à todas as praias é super fácil, estamos pertinho do centro, temos uma deliciosa piscina e um restaurante que serve uma comida DELICIOSA anexo ao Hotel!

#vempronamoa



Voltar